Neste último sábado 12/11, acompanhamos a Oficina de fotografia organizada pelo Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro-Atibaia. Laura Aidar ministrou a oficina, ensinando conceitos de fotografia tais como: enquadramento, luz, sombra, contrastes, textura etc.
Um dos objetivos da oficina, foi caminhar pelas ruas que representaram a segregação racial na época da escravidão, para que os participantes compreendessem o contexto histórico da exploração dos negros. O percurso foi da Rua 13 de Maio, até a Igreja do Rosário (Conhecida por Igreja dos Escravos) e o regresso foi feito através da Rua José Lucas.
Todos os participantes fizeram o percurso, registrando cada detalhe conforme a perspectiva e grau de importância de acordo com a bagagem cultural. Detalhe que é representativo no momento de fotografar, criando individualidade, mesmo na unidade do tema.
Mais uma vez agradecimentos ao Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro – Atibaia, por proporcionar uma oficina muito bacana. Até a próxima.
seja o primeiro a comentar