Natural de Crato, no sertão do Ceará, e atualmente radicado no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Lucas Bezerra une seus universos musicais no EP de estreia “Transito”. O lançamento do selo Cantores del Mundo é uma produção do Arthus Fochi e amplia o trabalho apresentado no primeiro single, “Andarilho”.
Ouça “Transito”: https://ingroov.es/transito
As canções seguem um fio narrativo que conecta a um saudoso passado e um futuro cheio de possibilidades. Além da canção já revelada, o EP conta com “Alumínios de Cristal”, “Prece a Xangô” e a faixa-título – nesta última, surge o vocal potente de Juliana Linhares, que além do recente álbum “Nordeste Ficção”, faz parte da banda Pietá – e versam desde as origens do artista até os caminhos e jornadas que o trouxeram até aqui. Passando por Orós, sul do Ceará, e por João Pessoa, na Paraíba, Lucas Bezerra chegou ao Rio de Janeiro onde dá prosseguimento às suas atividades musicais.
Após procurar aulas de violão, chegou ao cantor, compositor e pesquisador musical Arthus Fochi, desenvolveu em parceria suas próprias músicas e passou a compor o catálogo de artistas do selo Cantores del Mundo, gerido por Fochi. Seu primeiro single, “Café” (em parceria com Arthus), foi lançado em maio de 2020. Em dezembro passado lançou “Andarilho”. Agora, “Transito” completa seu universo musical.
“É meu EP de estreia. As quatro faixas possuem como fio condutor o movimento entre sertão e litoral. É esta a narrativa do trabalho, que faz referência aos vai-e-vens de minha vida, às fontes nas quais procuro beber na poesia e na música. ‘Transito’ de certo modo me apresenta, mas o desejo é o de que, com ele, sertanejos e praieiros se identifiquem por meio das paisagens, ritmos e letras que dão unidade ao trabalho”, resume Lucas.
“Prece a Xangô”, parceria com Arthur Dantas, idealiza um tempo melhor para a humanidade. “Transito”, assinada com Arthus Fochi, passeia entre paisagens, ritmos e referências múltiplas. “Alumínios de Cristal” homenageia a mãe do artista e, por fim, o single “Andarilho” propõe dançar as idas e vindas da vida.
“Meu desejo era o de construir uma sonoridade que misturasse o aboio e o barulho das ondas, a poeira quente e a maresia; que explorasse o que há de belo, o que há de contraditório e, principalmente, o que há de potente em duas partes tão autoexplicativas do Brasil. Para flertar com este fim, a referência privilegiada em matéria de poesia foi João Cabral de Melo Neto. É realmente impressionante, admirável demais, o modo como ele transita entre sertão e litoral em sua poesia. Já em matéria de música, procurei encontrar abrigo em algumas entre muitas expressões artísticas dos lugares de onde venho. Do tido como tradicional e do contemporâneo, de Luiz Gonzaga a Totonho e os Cabra. Na faixa que dá título ao EP menciono explicitamente essas referências”, entrega Bezerra.
Fruto de uma campanha de financiamento coletivo e gravado de forma remota ao longo de 2020, “Transito” chega aos serviços de streaming com clipe para a faixa-título, também com participação de Juliana Linhares. Além disso, será anunciado em breve um show-live de estreia do EP, em formato voz e violão, em parceria com o cantor e compositor Tiago Rosas. Enquanto isso, é possível ouvir o álbum nas principais plataformas.
Ouça “Transito”: https://ingroov.es/transito
Ficha técnica
Produção Musical e Direção Musical: Arthus Fochi
Mixagem e masterização por Gui Marques no Estúdio Frigideira, Rio de Janeiro (RJ)
Projeto gráfico/Design: Iramaya Rocha
Desenho capa: Evelyne Medeiros
Fotos e vídeos e edição: Caro Petersen, Iramaya Rocha, Rafaela Fernandes e Rebecca Maria Alves
Produção executiva: Cantores del Mundo
Distribuição: Ingrooves Music Group (Brasil)
Assessoria de Imprensa: Build Up Media
Faixas:
1. Prece a Xangô
(Arthur Dantas/Lucas Bezerra)
Lucas Bezerra – Voz
Arthus Fochi – Violão, guitarras, synth, vocais de apoio e arranjos de sopro
Pedro Paulo Jr. – Trompete, flugelhorn e arranjos de sopro
Rafa Barros – Percussões
2. Transito
(Lucas Bezerra/Arthus Fochi)
Participação especial de Juliana Linhares
Juliana Linhares – Voz
Lucas Bezerra – Voz
Arthus Fochi – Guitarras
Rafa Barros – Percussões
Rudá Brauns – Bandolim
Pablo Arruda – Baixo
3. Alumínios de Cristal
(Lucas Bezerra)
Lucas Bezerra – Voz
Arthus Fochi – Violão, acordeon e synth
Diogo Sili – Violão de aço e viola
4. Andarilho
(Lucas Bezerra)
Lucas Bezerra – Voz
Arthus Fochi – Guitarras, vocais de apoio e arranjo de sopro
Rafa Barros – Percussões
Ceci Penido – Flauta
Pablo Arruda – Baixo
Caro Petersen – Vocais de apoio
Gravado no Estúdio Cantores del Mundo (RJ) e remotamente entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021. Gravação de vozes no Estúdio Frigideira (RJ) entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021.
seja o primeiro a comentar