Um dos grandes nomes do underground carioca, Lê Almeida levará a experiência aprendida e criada aqui para uma residência artística em Seaview, cidade na costa do estado de Washington, casa histórica do rock americano a partir do mês de outubro. O artista, conhecido por sua carreira solo, pelo trabalho com a banda Oruã e a icônica Built to Spill, vai apresentar sua mais recente criação, o álbum “I FEEL IN THE SKY”. O projeto foi gravado em diversos locais do mundo durante turnês de Lê com a banda, e torna-se um testemunho impactante do poder do ambiente na expressão artística. Com o seu primeiro single (“Bicho Solto”) sendo lançado no dia 01/09 e o álbum na íntegra no dia 06/10.
“I FEEL IN THE SKY” não é apenas um álbum; é uma aventura sonora que incorpora a evolução criativa de Lê. O projeto tem como objetivo examinar a influência direta de diferentes ambientes na criação e produção da música. O álbum nasceu de uma variedade de locais ao redor do mundo, cada um deixando sua marca indelével nas composições. Com foco em fomentar uma atmosfera calma e serena, distinta de seus ambientes habituais, Lê busca mergulhar mais profundamente em seu processo artístico.
“Eu já vinha aprontando esse disco solo há um tempo e acabei entrando de cabeça em escrever sobre ele, amadurecer em palavras algumas coisas que o som me passava. Durante a última tour com o Oruã eu criei o costume de escrever em momentos livres, acho que foi nesses momentos que eu consegui amadurecer o disco para além do som, tanto em contexto quanto em argumento”, entrega o músico, que recentemente teve sua faixa “Apreço Antigo” como parte da coletânea estrangeira de sons do Rio de Janeiro “Hidden Waters”. No álbum, Lê foi o único representante da Baixada Fluminense.
A decisão de embarcar nessa nova odisseia musical surgiu de uma culminação de experiências e reflexões. O tempo de Almeida na estrada com sua banda, Oruã, desempenhou um papel fundamental na moldagem de sua direção artística enquanto excursionavam pelos EUA e Europa como atração principal ou como abertura para a icônica Built to Spill.
À medida que Almeida se aprofunda em sua nova residência artística, ele antecipa que essa empreitada catalisará novas indagações e temas inéditos em seu trabalho até aqui, potencialmente influenciando suas futuras criações musicais. A residência musical, sediada pelo Sou’Wester Lodge, terá a duração de duas semanas e promete nutrir a criatividade em meio à natureza. Situada na pitoresca comunidade de Seaview, esse refúgio cênico servirá de força motriz para a exploração de Almeida, antecipando seus próximos caminhos musicais.
Para marcar a celebração final dos dez anos de Escritório, sede da sua gravadora Transfusão Noise Records, que fica no centro do Rio de Janeiro. evento, que apresenta um impressionante lineup incluindo Oruã, Gueersh, Glote e Katina Surf, acontece gratuitamente em 26 de agosto às 18h, na porta do Escritório.
Pronto para explorar ainda mais os limites da música experimental e que transcende gêneros e línguas, Lê Almeida faz da sua residência musical em Washington e de seu novo álbum um excitante capítulo em uma trajetória já impressionante. “‘I FEEL IN THE SKY’ é a minha carta de alforria”, ele conclui.
Tracklist:
1 I Feel In the Sky 1:13
2 Missão de Ouvir 1:46
3 Baile de Cinema 4:17
4 Tafetá 4:18
5 Artes Cênicas 5:46
6 Bicho Solto 4:34
7 Clarões de Onça 3:01
8 Solitude 4:01
9 Suite Amoroso Afroponto 5:52
10 Milhas e Milhas 1:05
11 Costas Quentes 10:44
seja o primeiro a comentar