Antecipando “Etéreo”, EP de estreia da cantora Karen Nascimento previsto para 2021, o single “Santos Orixás” faz um canto de saudade e despedidas e uma prece por proteção. A faixa celebra as divindades representadas pela natureza para aproximar os ouvintes de uma elevação espiritual, ao mesmo tempo que conecta ao terreno, ao que faz de nós humanos. A canção mescla referências da MPB e experimental e está disponível nas principais plataformas de streaming.
Ouça “Santos Orixás”: https://smarturl.it/
“Do toque do atabaque aos sons orgânicos captados da sacada da minha varanda, ela foi composta inspirada na partida das pessoas queridas que tiveram que retornar para sua terra natal devido a inúmeros fatores, dentre eles o medo da pandemia e a vontade de estar perto das pessoas queridas. Com elementos da paisagem sonora, a faixa traz sons dos pássaros como objeto sonoro”, explica Karen.
Ela é também percussionista amadora e pesquisadora no campo cultural, mestranda em Música pela UFMG. Foi integrante do grupo Acadêmicos do Samba, entre os anos de 2011 a 2013, com o qual gravou o disco “Nós, Noel e o Samba”, em comemoração pelos 100 anos do compositor carioca. Tem um trabalho autoral solo e atua como cantora na banda Fulô do Sertão, composta por quatro musicistas, cantoras e instrumentistas, que levam arranjos musicais do forró pé de serra e da música do domínio público mineira e brasileira. Em 2018, participou do projeto “Duetos”, da cantora Leila Britto, juntamente com Mariana Ribeiro, interpretando o clássico “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo.
Com “Santos Orixás”, Karen dá o pontapé inicial em sua discografia solo e antecipa o seu primeiro EP. A arte de capa do single, assinada pela artista visual Karla Ruas, traz a imagem do pássaro em uma conexão com a música, com o fluido, o celeste, com o céu e a terra de Oxumaré e com o ar de Oyá, orixá que se relaciona com esse elemento.
A produção musical conta com a parceria de Rafael Carneiro, que possibilitou uma fusão de linguagens musicais, unindo seu conhecimento e experiência das suas vivências musicais a sensibilidade e olhar atento para os sons orgânicos de Karen Nascimento. “A experiência dele como produtor foi muito rica na construção dos arranjos, pensamos juntos como construir a faixa tentando traduzir através dos sons um mantra”, revela a artista.
“Santos Orixás” traz ainda a participação do percussionista Thiago Rapadura, professor de capoeira e notável tocador de atabaque, que acrescentou o timbre desse instrumento tão ancestral e sagrado, um som condutor dos orixás com a leveza e o canto da artista. A faixa já está disponível nas principais plataformas de streaming.
Ouça “Santos Orixás”: https://smarturl.it/
Ficha técnica
Composição: Karen Nascimento
Interpretação: Karen Nascimento
Violão, baixo, percussão, piano e programação: Rafael Carneiro
Atabaque: Thiago Rapadura
Backing Vocal: Rafael Carneiro
Backing Vocal: Karen Nascimento
Produzido, gravado e mixado por Rafael Carneiro no Estúdio Guella Music
Distribuição: Tratore
Ilustração: Karla Ruas
Fotografia: Izabel Novais
Letra
No teu olhar
Vejo estradas
Que eu não sei andar
Caminhos difíceis de se encontrar
Na ciranda da vida
Eu quero dançar com você
A manhã que chegou
Ouço os passarim cantar
Vou nesse voo
E peço pra Oyá
Ventos que possam
Me levar daqui
Orunmilá, Babalaô, Oxumaré, Olorum
Pai Xangô, Santos Orixás
Guardem meu amor
Acompanhe Karen Nascimento:
https://www.instagram.com/
https://www.facebook.com/
seja o primeiro a comentar