Não importa se você utiliza a última versão do Adobe Illustrator, Photoshop, Corel Draw ou similar. Vivemos uma época em que os conhecimentos para manipular os softwares (editores de imagem e vetorial) são mais importantes que o talento. No entanto manipular um software, não é o mesmo que pensar um logo, esboçar uma peça publicitária ou até mesmo um layout para um site com lápis e papel.
Hal Lasko, começou como um designer gráfico, trabalhando nas forças armadas com criação de mapas durante Segunda Guerra Mundial. Depois de sua carreira militar, ele trabalhou em projetos criativos e tipográficos de diversas empresas e se aposentou da American Greetings na década de 1970. Para ocupar o tempo, pintava em casa para satisfazer seus impulsos artísticos, décadas depois de sua aposentadoria, ganhou um PC antigo e a diversão começou quando Hal Lasko conheceu o MS Paint, depois disto ele não fez outra coisa, senão criar suas pinturas neste pleistocênico software.
O trabalho de Hal Lasko mostra que não importa o quanto inovador sejam os softwares, por vezes, voltar ao básico é o melhor caminho para a criatividade. Afinal, um software tão básico como o MS Paint certamente mostra habilidade natural de um artista e talento para fazer algo incrível, reinventando-se com pouco, mais importante do que um software repleto de funcionalidades, mascarando o verdadeiro talento do designer.
Infelizmente Hal Lasko deixou este mundo aos 98 anos no dia 06/07/14, mas sua simplicidade ainda está por aí, para quem quiser aprender que Menos é mais (Dieter Rams). Conheça o trabalho de Hal Lasko.
seja o primeiro a comentar