Norueguesa Sheila Simmenes faz MPB global em “Anywhere You Go”

Mesclando música brasileira a ritmos folclóricos nórdicos, passando pelo jazz e neo-soul, a cantora norueguesa Sheila Simmenes mostra todas as cores de seu primeiro álbum solo. Com lançamentos de singles mensais, a artista revela agora “Anywhere You Go”, uma verdadeira carta de amor às viagens e uma saudação às fronteiras que se diluem. É o caso da sua própria música, um encontro multicultural que desafia as classificações de gênero. A nova canção está disponível para audição nos principais serviços de música.

Ouça “Anywhere You Go”: https://smarturl.it/AnywhereYouGoSingle 

De Bergen a Ipanema, Sheila Simmenes transita com desenvoltura da música orgânica à eletrônica, indo da Kristiansand Symphonic Orchestra ao EDM, do country ao folk e do jazz ao soul. A artista faz do seu primeiro trabalho solo uma amostra da sua versatilidade já evidenciada em projetos coletivos ou colaborando com outros músicos. 

Para seu primeiro álbum, ela buscou um som vintage, orgânico e 100% analógico, enquanto as letras passeiam pelo português brasileiro, o inglês e o norueguês. Se aventurando para além dos limites do jazz pelo qual se tornou conhecida, Sheila se aproxima de uma world music plural e diversa. 

É o caso de “Anywhere You Go”, mais uma faixa que antecipa a sonoridade do projeto. Enquanto a letra convida a sair sem destino, musicalmente Sheila Simmenes cria uma textura tropical com tons de bossa. Não por acaso, a canção foi gravada entre Niterói e Kristiansand, na Noruega. 

“A música é uma carta de amor para as viagens, que ninguém pode fazer mais por causa da Covid. Ela fala sobre as viagens grandes e pequenas e os momentinhos e experiências que se tornam mais importantes, não por conta do lugar onde você está no mundo – mas por causa de quem te acompanha. E também como a viagem mais importante e maravilhosa é aquela que a gente faz dentro de nós mesmos”, resume Simmenes.

A faixa traz os músicos nórdicos Per Olav Kobberstad (violão), Fredrik Sahlander (baixo), Eirik Ask (piano), Tore Bråthen (trompete), Veronica Andersen e Kristin Dahl (backing vocals) ao lado do lendário percussionista Robertinho Silva.

A faixa foi produzida pela artista ao lado de Bjørn Ole Rasch (Secret Garden, Annbjørg Lien) no Kongshavn Studio, mixado por Nils Wingerei e masterizado por Morgan Nicolaysen. Vocal, violão e percussão foram gravados no Master Studio 112, em Niterói, com o produtor Marcelo Frisieiro.

Para além da sonoridade solar de “Anywhere You Go”, o álbum irá explorar influências de Lisa Ekdahl, Silje Nergård, Portishead e Selah Sue, passando ainda por Erykah Badu, Leo Middea, Yuna, Amel Larrieux e Melody Gardot.

Sheila Simmenes convidou uma seleção de músicos a se juntarem a ela no Kongshavn Studio, na costa sul da Noruega, ainda no verão de 2018. Ali surgiu seu disco de estreia, sob o comando do produtor Bjørn Ole Rasch, fundindo a música brasileira aos estilos nórdicos, em um mergulho profundo em uma música que não conhece fronteiras. O álbum será lançado ainda este ano. “Anywhere You Go” se une aos já revelados singles “Beautiful”, “Si Ka Du Vil”, “Same Old Song” e “Love Was Easy”, todas disponíveis para streaming.

Ouça “Anywhere You Go”: https://smarturl.it/AnywhereYouGoSingle 
Acompanhe Sheila Simmenes: https://www.sheilasimmenes.com/

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Tolstói, Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *