Revoada marca mais um lançamento do duo de free jazz paulistano, Radio Diáspora. Romulo Alexis (trompete) e Wagner Ramos (bateria) são uma máquina de produção, visto que eles têm seis anos de existência como duo. Esse trabalho já é o oitavo da carreira entre lançamentos autorais e discos em parceria com outros músicos.
O disco foi lançado em março de 2020 e possui tudo que se espera de um duo engajado na sua arte e na sua representatividade. São 12 músicas no total !!
Entre uma música e outra, pequenas faixas com média de um minuto e meio que podemos classificar assim como ensaios de um free jazz avassalador e pungente. Um pré-anúncio para a próxima música.
Destacamos para nosso leitor algumas faixas que mais nos chamaram a atenção:
A faixa de abertura – MLK:
Que anúncio, trompete em riste, sincronizado com a bateria plural, ritmo típico de um duo servindo de base para os samplers destruidores do famoso discurso de Martin Luther King. O resultado é fenomenal e aqui sim, neste trabalho destes dois músicos encontra sentido amplo. Confesso que outras bandas fizeram algo parecido em suas músicas usando esse discurso. Um exemplo é Madagascar, do famigerado Chinese Democracy do Guns N´ Roses, mas a intenção beira o fracasso.
A terceira faixa – ELZA PASSOS
Instrumental bem legal, bateria bem presente, percussão de pratos e chimbal continuada, enquanto pequenos nuances de trompete cortam a melodia feito faca, juntamente com os samplers eletrônicos.
A quinta faixa – KALIMBA
Aqui o ritmo cai um pouco, bem menos frenético e mais cool jazz
Canção instrumental maravilhosa, reflexiva. Coloca a mente para trabalhar, pensar na sociedade massacrante em que vivemos.
A sétima faixa – MELODIA
O começo é maravilhoso, uma melodia de base , dançante que fica nessa toada até o final da música, enquanto bateria e trompete se juntam a ela para potencializar o som. Mais inserção de vozes sampleadas por volta do um minuto e quarenta e quatro.
Finalizando – a faixa DESPREZO
Adoramos esse som. Aqui temos algumas influencias bem legais como funk/soul, além de batidas de samba. O começo é bem funkeado, com trompete e bateria destruindo no ritmo. Faixa de protesto, assim como o disco todo, reverberando este eco por reflexão e mudanças.
Ouvindo atentamente o disco Revoada, podemos tirar uma conclusão válida e óbvia. A Rádio Diáspora possui uma artilharia pesada!!!
O trompete é uma bazuca, e a bateria, uma explosão de granadas em série!
Estamos em guerra permanente e só se ganha quem está munido de arte, educação, informação!! Verdadeiros patrimônios na construção de uma sociedade menos hostil e mais humana.
Ouçam o disco na integra aqui:
Massa! Fiquei com vontade de ouvir !!
Massa Aline!