Lōtico lança “Ressonância”

Formada em 2021 na cidade de São Paulo/SP por membros e ex-membros de bandas como: De Carne e Flor, Black Clovd, Institution, Leaving Soot, Ravir e Mastema.

Inicialmente, era formada por Leonardo Passos e Guilherme Xavier, sendo um duo com composições influenciadas por metal industrial, doom-metal e shoegaze. Com essa novidade sendo espalhada entre amigos, a banda agregou três novos membros (Guilherme Lisboa, João Paulo Vieira e Bruno
Araújo) e iniciou novas composições, mas com outra roupagem, de acordo com as novas possibilidades que um quinteto os trouxe. Entre alguns ensaios, composições e gravações, houve a saída do baterista João Paulo – que foi substituído por Juliana Lellis – e do baixista Guilherme Lisboa.

Após o lançamento do single, já como um quarteto, a banda continua criando novas composições para um próximo trabalho.

Referências

De fácil assimilação, com peso e que simbolizasse as várias mudanças e andamentos que o som da banda carrega.

“Lótico é o sistema aquático que está presente nos rios, nos riachos e nos córregos. Ele se caracteriza pelo fluxo de água constante que se desloca da nascente à foz. Já o lêntico se refere a lagos, lagoas, reservatórios e pântanos, caracterizado por águas paradas e sem corrente.”

Referência – SIRHESC

Produção e composição

Para criar suas primeiras composições, a banda tomou como base algumas vertentes do Metal, e que em conjunto são nomeadas como “post-metal”, subgênero geralmente praticado por bandas europeias e norte-americanas.

Influências:

ISIS
Emma Ruth Rundle & Thou
Cloakroom
Cult of Luna
Rosetta

Ressonância (single)

Como primeiro lançamento da banda, “Ressonância” foi a música escolhida para ser gravada, pois condensa vários fragmentos da estética sonora da banda.

Entre instrumentais etéreos, paredes de distorções, dissonâncias e mudanças climáticas bruscas, frases que abordam pensamentos e questões relacionadas às relações interpessoais e a vida urbana
são berradas e cantadas de forma visceral, dando a carga emocional necessária que a composição demanda.

A foto da capa foi tirada por Juliana Lellis, com tons de azul e preto representando a vida e o peso das grandes cidades e em contraste com o dourado, de fases mais prósperas e uma luz no fim do túnel.

Clique aqui para ouvir o single

Ficha técnica

“Ressonância” foi gravada em São Paulo/SP entre Out/22 e Nov/22.
Bateria, percussões e vocais gravados no Family Mob Studio.
Guitarras, baixos e sintetizadores gravados em Home Studio.
Engenheiro de gravação: Otavio Rossato
Assistente de gravação: Luiz Sangiorgio
Edição, mixagem e masterização: Igor Porto
Bateria/Percussão: Juliana Lellis
Baixo: Guilherme Lisboa
Guitarras: Guilherme Xavier, Leonardo Passos, Bruno Araújo
Sintetizadores: Guilherme Xavier
Vozes e Letra: Leonardo Passos, Bruno Araújo
Foto: Juliana Lellis

Redes Sociais

Instagram
Twitter
Bandcamp
Facebook
Youtube

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Tolstói, Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *